sexta-feira, 14 de outubro de 2011

14 de outubro de 1964 - Martin Luther King recebe Nobel da Paz


1964 - Martin Luther King recebe Nobel da Paz

Martin Luther King. reprodução/Acervo CPDoc JB

"Tenho um sonho
que meus quatro pequenos filhos
viverão um dia
em uma nação
onde não serão julgados
pela cor de sua pele,
mas pelo conteúdo de seu caráter"
.
Martin Luther King

Capa do Jornal do Brasil: Quinta-feira, 15 de outubro de 1964






O Prêmio Nobel da Paz foi concedido ao líder anti-racista norte-americano Martin Luther King Jr., por sua atuação pacifista em favor da extensão dos direitos civis a todos os americanos, sem distinção.

Pastor batista, Luther King se tornou conhecido em 1955, ao incentivar um boicote ao transporte rodoviário de Montgomery, no Alabama. Persuadiu os negros de que era preferível andar a pé a viajar em ônibus segregados. Mesmo preso durante a campanha, obteve o almejado êxito. Por decisão da Suprema Corte Americana tornou-se ilegal a segregação em qualquer transporte público. Emergia, então, o respeitado líder.

Luther King foi seguidor das idéias de desobediência civil não-violenta preconizadas por Gandhi, aplicadas com inteligência em suas manifestações. Organizou marchas contra o sistema de segregação, reivindicando igualdade sócio-política, entre outros direitos básicos. Conquistou progressivo espaço na mídia e apoio da opinião pública pelo cumprimento dos direitos civis, transformando essa numa das mais discutidas questões dos EUA nos anos 60.






Martin Luther King. Reprodução/Acervo CPDoc JB


Sua luta foi imortalizada no discurso "I have a dream"Confira aqui, na íntegra.

Foi assassinato no dia 4 de abril de 1968, em Memphis, no Tennessee. Em sua homenagem, foi instituido no EUA em 1986 o feriado nacional The Martin Luther King Day e fundado The Martin Luther King, Jr, Research and Education Institute, com a missão de manter vivos os ideais de King para as futuras gerações

Nenhum comentário:

Postar um comentário