I-HISTÓRIA DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES
(ÉTICA, CULTURAL E SOCIAL E MIGRAÇÕES EM MINAS GERAIS)
EIXOS TEMÁTICOS E OS SEUS DESCRITORES
- D1 - Compreender a importância do estudo da História para a formação cidadã.
- D2 - Identificar a diversidade populacional brasileira através dos processos migratórios; conceituando cultura/mestiçagem, hibridismo e suas manifestações.
- D3 - Distinguir História e Pré-História e a origem dos diferentes povoadores, sua evolução e diversidade.
- D4 - Identificar as características da colonização na América e as bases do capitalismo industrial.
- D5 - Identificar as especificidades dos povos indígenas brasileiros a época da chegada dos europeus.
- D6 - Caracterizar a presença africana no Brasil colonial, diferenciando o tipo de escravidão existente na África e o tipo implantado na América Portuguesa.
- D7 - Conceituar e identificar os processos da expansão colonizadora portuguesa.
- D8 - Relacionar as atividades econômicas internas e a acumulação de capital na colônia: abastecimento interno, tráfico negreiro, escravidão de índios e negros.
- D9 - Compreender o processo de implantação da agromanufatura do açúcar no Nordeste Brasileiro.
- D10 - Analisar a formação da sociedade brasileira, estabelecendo relações entre as ações dos missionários católicos, escravidão e poder local.
- D11 - Analisar as disputas sobre o território sul-americano entre Portugal e outras potências européias no século XVIII por meio dos principais tratados.
- D12 - Identificar a origem dos imigrantes que chegaram no Brasil e em Minas Gerais nos séculos XIX e XX.
II- CONSTRUÇÃO DO BRASIL: TERRITÓRIO, ESTADO, NAÇÃO
- D13 - Compreender a importância das revoluções contemporâneas para a construção da cidadania no mundo e no Brasil.
- D14 - Analisar o sistema do capitalista emergente, o progresso científico-tecnológico e a nova organização dos trabalhadores.
- D15 - Analisar as influências dos ideais liberais no Brasil colonial.
- D16 - Analisar os antecedentes históricos da vinda da família real portuguesa para o Brasil e as alterações políticas e sociais ocorridas no território brasileiro.
- D17 - Caracterizar a Constituição brasileira de 1824 e suas implicações na sociedade brasileira.
- D18 - Analisar e caracterizar os conflitos políticos e sociais no Brasil Imperial.
- D19 - Relacionar o fim do tráfico de escravos aos interesses ingleses e as medidas favoráveis à abolição, tomadas pelo governo brasileiro à partir de 1850.
- D20 - Compreender a educação no Brasil Império como formadora de uma identidade nacional excludente e elitista.
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